Formatura de participantes de Curso de Treinamento Tático Urbano em São João da Barra


Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia quatro de setembro, no Auditório Municipal de São João da Barra, a formatura dos 21 agentes da Guarda Civil Municipal que participaram do curso de Treinamento Tático Urbano, realizado em parceria com a GCM de São Francisco de Itabapoana. Desse total de agentes, capacitados nas mais modernas técnicas de defesa (táticas urbanas e controle de distúrbios civis) e na utilização de diversos tipos de equipamentos de defesa, 11 passam a integrar o Grupamento Tático Urbano (GTU) da GCM sanjoanense.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Leandro Ferreira, o treinamento durou 12 dias, com início em 20 de agosto e concluído no dia primeiro de setembro.
“Durante o curso, os guardas passaram por um processo de treinamento nas mais diversificadas matérias de atuação, sendo preparados por instrutores, professores e especialistas da área”, ressaltou.
O curso trabalhou diversos temas, como Defesa Pessoal, Educação Física, Técnicas de Abordagem, Revista, Imobilização e Condução, Noções de Procedimento Policial em Ocorrências, Direito Penal e Processo Penal, Técnicas Operacionais de Atuação Policial, Procedimento Interno e Disciplinar da Guarda Civil Municipal, Técnicas e Procedimentos de Armas não Letais e Técnicas de Abordagem.
Ética, Disciplina, Liderança, Sistema de Comando de Operações em Defesa Civil, Instrução de Armamento, Noções do Estatuto da Criança e do Adolescente, Noções de Primeiros Socorros, Noções de Combate a Incêndio, Psicologia Interpessoal e sob Alto Estresse e Noções de Meio Ambiente também foram passadas aos participantes do curso de Treinamento Tático Urbano.
“Este treinamento ocorre em um período de desenvolvimento da cidade, em que a população clama por mais segurança. Por esse motivo, estamos nos capacitando para ajudar o Estado, contribuindo para a melhoria da segurança pública por meio da Guarda Civil Municipal”, destacou o comandante.
Participaram da solenidade de formatura, além do comandante Leandro Ferreira, o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, que representou a prefeita Carla Machado, o comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros Militar do Município, Phillipe Wellington Souza de Oliveira, o Comandante da 5ª Cia de PM, Raphael Gomes Viana, o Inspetor da Polícia Civil Orácio de Azevedo Filho, representando o delegado titular da 145º DP, Gustavo Valentini, e o comandante da GCM de São Francisco de Itabapoana, Alexander Pessanha.
Barca da Ciência como parte do treinamento
Implantado em São João da Barra em 2010, o projeto ambiental Barca da Ciência, que consiste em um passeio de escuna, com os participantes obtendo informações culturais e ecológicas sobre São João da Barra e sobre a foz do Rio Paraíba do Sul, também esteve inserido no curso de Treinamento Tático Urbano dos Guardas Civis Municipais.
O passeio com os 27 participantes aconteceu no dia primeiro de setembro, no fechamento do curso. Com saída do Cais do Imperador, no centro da Cidade, onde puderam saber um pouco sobre a história do local, eles se dirigiram à Foz do Paraíba. Na Ilha da Convivência, se aprofundaram sobre o ecossistema e recolheram resíduos sólidos, que foram analisados no retorno à sede do município.
“Esse lixo sai do meio urbano e mostra a interferência do homem na natureza. Isso foi enfocado durante o passeio e a Guarda Civil Municipal de São João da Barra pretende aderir a essa questão ambiental realizando um passeio mensal para recolher esse material sólido”, destacou Izabel Gregório, especialista em Educação Ambiental e coordenadora do Projeto Barca da Ciência.
Com mais de 10 mil participantes desde sua implantação, a Barca da Ciência funciona de segunda a domingo, dependendo da demanda de agendamento.
“Além de abordar o Rio Paraíba como recurso hídrico, representando um dos pilares do desenvolvimento da região, destacamos questões relacionadas aos manguezais e às lendas que envolvem o Pontal de Atafona e a Ilha da Convivência e que fazem parte do nosso patrimônio cultural”, explica Izabel.
A coordenadora frisa, ainda, que a Barca da Ciência já foi apresentada na Escola do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro como um exemplo de Projeto Ambiental no âmbito do governo municipal.
“É uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e de Meio Ambiente visando promover a educação ambiental na prática, tendo como público alvo os estudantes das redes municipal, estadual, federal e a comunidade de um modo geral”.
Vale lembrar que o agendamento pode ser feito pelos telefones (22)9903-1176 e (22)2741-2175.

Leandro Augusto Ferreira de Almeida
Comandante da GCM
Contato: (22) 2741-7878 ramal: 252

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima