armada,

Cidades que armaram guardas municipais tiveram redução de crimes

07:46 gmnoticias 0 Comentarios

Em municípios mais violentos, onde efeito é mais forte, taxa por 100 mil habitantes caiu até 63%


São Paulo Cidades que armaram suas guardas municipais após a permissão do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apresentaram queda acentuada na taxa de homicídios e agressões, na comparação com municípios similares que não usam armas.


Na média, o efeito de colocar armas nas mãos dos guardas municipais (controladas outras características das cidades) foi de reduzir a taxa de homicídios em 67 por 100 mil habitantes, no Brasil

Em São Paulo, o efeito médio de armar as guardas municipais foi de queda de 31 homicídios por 100 mil habitantes.

Cidades que armaram guardas municipais tiveram redução de crimes
Redução média de homicídio em 100 mil habitantes 



O efeito é tanto maior quanto mais altas eram as taxas antes da mudança na lei. Em dez anos, com a adoção das armas, houve queda de 44% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, no grupo de 25% das cidades brasileiras com mais violência. A média, de 71,68 em 2002, passou a 40,15 em 2012.

O efeito foi ainda maior no estado de São Paulo: queda de 63%, de 60,73 homicídios por 100 mil habitantes em 2002 para 22,54 em 2012 —também considerando o 1/4 de cidades mais violentas.

A correlação entre a adoção de armas e a redução nos crimes foi calculada pelos professores da FGV Paulo Arvate e André Portela, em estudo apresentado no Encontro Brasileiro de Econometria, no Rio, em dezembro.

A mudança na lei permitiu comparar o antes e o depois em cidades semelhantes, mas que tomaram decisões diferentes em relação às armas.

O Estatuto do Desarmamento permite o uso de armas por guardas municipais em cidades acima de 50 mil habitantes —a partir de 250 mil, os guardas podem estar armados também fora de serviço. Uma decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes, porém, estendeu no ano passado a permissão para todas as guardas municipais, em qualquer horário.

Veja tambémSinarm - Sistema Nacional de Armas - é atualizado pela Polícia Federal
Veja ainda:  Vereador é preso pela Guarda Municipal de Catanduva
E mais: GUARDA CIVIL e DISE DETÊM DOIS TRAFICANTES COM MAIS DE 850 PORÇÕES DE DROGAS

Como foi feito o estudo
Para estudar o efeito das armas nas guardas municipais, os pesquisadores compararam dados de 2002 (antes do Estatuto do Desarmamento) com os de 2004, 2006, 2009 e 2012
Os municípios que possuem guarda municipal foram identificados nos dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do IBGE.

Precisamos dos guardas municipais auxiliando o combate ao crime.

Na mesma base, levantaram quais declaravam ter guarda armada nos anos 2004, 2006, 2009 e 2012
Para levantar quais cidades tinham guardas armadas em 2002 (antes da permissão da nova lei), telefonaram para os 818 municípios que tinham guarda em 2002, e obtiveram 221 respostas precisas (no estado de SP, a taxa foi de 93%).

Usaram dados sobre homicídios e agressões de cada município nos respectivos anos, com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade - Datasus, do Ministério da Saúde.

Usando técnicas estatísticas, levantaram a correlação entre ter guarda municipal armada e o índice de crimes contra pessoas
Para eliminar a interferência de outros aspectos municipais, controlaram as cidades pelo número de habitantes, porcentagem de jovens entre 15 e 29 anos, PIB per capita municipal e transferências do governo federal.
Para eliminar a interferência de outros aspectos policiais e estudar possíveis causas para os resultados, usaram para São Paulo dados do Infocrim sobre número de inquéritos, prisões em flagrante e total de detenções.


Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima