RENAIS CRÔNICOS DE ILHÉUS CORREM RISCO DE VIDA

16:34 GM - NOTICIAS 0 Comentarios


Não se trata de uma manchete sensacionalista. O perigo é real.

O médico nefrologista Almir do Nascimento, diretor do Centro de Assistência Renal (CAR), de Ilhéus, está comunicando aos seus clientes o possível encerramento das atividades.

A clínica tem 50 funcionários e trabalha no vermelho à base de empréstimos bancários.

Atende um número de pacientes acima do teto estabelecido pelo SUS, mas não recebe pelos extras.

No governo passado, a secretaria de saúde atrasava constantemente os pagamentos. Não havia justificativa, pois os recursos – de média e alta complexidade – saíam do Ministério da Saúde e entravam com regularidade na conta do Fundo Municipal.

Segundo o diretor Almir do Nascimento, com o início do novo governo de Jabes Ribeiro, grande parte dos funcionários da central de regulação foi exonerada. Os substitutos ainda não foram treinados para preencherem os formulários e faturas que devem ser encaminhados ao Ministério da Saúde. Diante da falta de competência, os atendimentos realizados pelo CAR, a partir de janeiro, não foram reconhecidos pelo governo federal. Isso significa que a clínica não receberá os pagamentos.

Secretária de Saude de Ilhéus Ledívia Espinheira.

Mônica Alves, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Ilhéus (ARCROETIL), tentou audiência com a secretária de saúde na última terça-feira, 30, para tratar sobre o assunto. Segundo a Mônica Alves, Ledívia Espinheira não quis recebê-la e não deu explicações.

Almir do Nascimento garante que o acúmulo de prejuízos é grande. Caso a secretaria de saúde de Ilhéus não pague o que deve, o caminho será fechar as portas.

Cento e setenta pacientes de Ilhéus (e municípios vizinhos) podem ficar sem tratamento.

O renal crônico é um sofredor. Esse paciente (em todos os sentidos da palavra) possui rins que não funcionam. A debilidade exige que ele fique 4 horas numa máquina, sentado, vendo seu sangue fluindo por mangueiras para ser filtrado (hemodiálise). 

Sem esse procedimento pode morrer rapidamente.

Fonte: Blog do Gusmão

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima