Agressivo,impaciente,mau humorado:como le dar com cada tipo de chefe no ambiente de trabalho

17:05 Gm-notícias 0 Comentarios

A relação entre chefes e subordinados pode ou não ser tensa. A situação se complica quando um dos dois é considerado de temperamento "difícil". Se esse alguém for o chefe, os funcionários precisam, como diz o ditado, "aprender a viver", dizem os consultores de RH. Isto é, saber lidar com características como agressividade, autoritarismo, mau humor, impaciência, comunicação não-assertiva ou uso de palavras inadequadas e até palavrões, que provocam ansiedade na equipe.

Na maioria dos casos, quando o colaborador convive com este tipo de pessoa, acaba perdendo a motivação e o comprometimento para realizar um bom trabalho, resultando em aumento do nível de estresse e queda da produtividade, afirma Stephania Giannoni, psicóloga e especialista em desenvolvimento de pessoas.

Mas, dizem os consultores, há como evitar que isso se transforme num suplício. No geral, para lidar com este tipo de chefe, o funcionário precisa procurar conhecê-lo, analisando seu perfil para facilitar a interação, aconselha Stefania. É preciso ter flexibilidade, procurando se adaptar ao jeito da pessoa, ao seu estilo:

- Um ponto relevante é que os chefes difíceis nos forçam a tentar superar nossos limites e, de certa forma, acabam nos proporcionando um aperfeiçoamento, à medida que os desafios vão sendo superados.

Sócia-diretora do Grupo Friedman, Alexandra Sanglard ressalta que o profissional precisa desenvolver sua habilidade de relacionamento para saber lidar com um chefe difícil sem se deixar desmotivar:

- O funcionário precisa procurar se adaptar às situações, sem perder os seus objetivos pessoais e profissionais e sem ferir a sua integridade.

Se o profissional é novo na empresa, todo cuidado é pouco. Para facilitar a interação com o gestor, ele precisa, antes de tudo, conhecer o terreno onde pisa, aconselha Alexandra. Por outro lado, deve ter a cabeça aberta para não se deixar influenciar negativamente por pessoas desmotivadas e mal intencionadas:

- Muitas vezes um chefe com fama de difícil é apenas exigente.


As consultoras, no entanto, são unânimes ao afirmar que, hoje em dia, ninguém é obrigado a viver uma situação-limite, estressante, muitas vezes sentindo-se pressionado ou vítima de assédio moral e chegando ao ponto de desistir de tudo. Alexandra aconselha que, diante desta situação, o profissional busque uma saída, seja apelando para os canais competentes dentro da empresa - área de RH ou outra chefia - ou mesmo pedindo sua demissão, caso não enxergue outra solução.



- Ninguém deve se deixar subjugar pelo temperamento difícil do chefe. Mas tem o direito de se posicionar e liberdade para escolher entre aceitar ou não esta situação. Se não nos adaptamos, temos que procurar outro tipo de pessoa para trabalhar - completa Stephania.


Antes de tomar uma atitude radical, como um pedido de demissão, o conselho das especialistas é que o funcionário aja de forma absolutamente profissional, fazendo seu trabalho da melhor forma possível e não dando margens a críticas e falsas interpretações.

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima