Em Ilhéus, Estádio Mário Pessoa é vistoriado por técnico do Comitê Organizador da Fifa

19:56 Unknown 0 Comentarios


Nesta sexta-feira (3), o Estádio Mário Pessoa, principal palco do futebol ilheense, recebeu a visita do arquiteto Airton Gianchini, vistoriador do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa. Acompanhado do coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa (Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo do Brasil), Marco Costa, o técnico foi recebido pelo prefeito Newton Lima, secretários e assessores municipais. A cidade de Ilhéus, que concorre com o Mário Pessoa e com o Canabrava Resort, é candidata a ser um dos centros de treinamento de seleções (CTS) durante o Mundial de 2014.
No Mário Pessoa, a exemplo das vistorias realizadas em outros campos de futebol, Airton Gianchini levou em consideração diversos aspectos, tais como o gramado, o processo de irrigação, as medidas do campo, os principais acessos, as arquibancadas, o centro de imprensa, as áreas de estacionamento e o entorno do estádio. De acordo com o coordenador de Relações Internacionais da Secopa, Marco Costa, além do estádio, outros critérios são fundamentais para que um município se qualifique como CTS. Entre eles, a rede hoteleira e a existência de aeroportos com capacidade para receber aviões de, no mínimo, 100 passageiros. “Além de tudo isso, no caso de Ilhéus, também são significativos outros aspectos, como sua importância turística e a distância da cidade para Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, acrescentou o coordenador da Secopa.
Na visão do secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, a escolha de Ilhéus como CTS vai representar um ganho para toda a Costa do Cacau, “uma vez que a região também será contemplada com o fluxo de pessoas que estará aqui durante o período de treinamento das seleções”, afirma. O secretário lembra que, além dos atletas, dirigentes e comissão técnica, os CTS também serão freqüentados por profissionais de imprensa, patrocinadores, torcedores, familiares e autoridades governamentais, entre outros. “Por isso, é fundamental que os municípios que compõem a Costa do Cacau estejam integrados, visando oferecer a melhor estrutura em hospedagem e opções de lazer”, diz.
Após ressaltar que serão definidos, no mínimo, 64 centros de treinamento em todo o país, o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, informa que a escolha definitiva dos CTS só ocorrerá em dezembro de 2013. “Até março deste ano, estaremos divulgando o resultado da primeira janela, trabalho que envolve as cidades vistoriadas em 2011. O resultado das cidades que integram a segunda janela, abrangendo as localidades visitadas este ano, deve sair até o mês de dezembro”, detalha Marco Costa, salientando que a terceira janela ocorrerá no próximo ano.
Secopa
A Secopa foi criada para exercer as funções de coordenação, acompanhamento e fiscalização das ações e projetos do Governo do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo, segurança, construção da nova arena (Arena Fonte Nova) e outras correlatas, com vistas a preparar a cidade de Salvador, a região metropolitana e os municípios do entorno, para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Somando-se a estas funções, a Secopa também surgiu para articular e compatibilizar ações, no âmbito estadual, com as responsabilidades dos outros entes federados (Prefeitura e União). De igual modo, cabe ainda ao órgão exercer, de forma decisiva, papel articulador junto às entidades esportivas, especialmente a FIFA, à iniciativa privada e demais órgãos estatais, paraestatais e da sociedade civil organizada.

A Guilhotina

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima