é preso,

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, é preso.

09:42 gmnoticias 0 Comentarios


O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, 47, foi preso hoje na embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado há sete anos. A informação é da polícia britânica, que declarou que a prisão ocorreu depois que o governo de Quito retirou o asilo diplomático dele.

"A polícia metropolitana foi convidada à embaixada pelo embaixador [do Equador] após a retirada do asilo pelo governo equatoriano", diz um comunicado.

Assange entrou na repartição equatoriana em 2012 para evitar sua extradição para a Suécia, que então solicitou sua prisão por crimes sexuais.


O comunicado da polícia afirma também que Assange foi preso em decorrência de um mandado emitido pelo Tribunal de Magistrados de Westminster em 2012, por não se render ao tribunal.

Imagens exibidas por canais de televisão mostraram agentes da polícia de Londres retirando Assange, com uma longa barba branca, do edifício da embaixada equatoriana, que fica no elegante bairro londrino de Knightsbridge.

A plataforma de difusão de documentos secretos WikiLeaks, que alertou há vários dias que o presidente equatoriano Lenín Moreno estava disposto a retirar de Assange a proteção diplomática concedida há quase sete anos por seu antecessor Rafael Correa, classificou a decisão de Quito como "ilegal" e "em violação ao direito internacional".

Em seu perfil no Twitter, o WikiLeaks publicou que Assange "não saiu andando da embaixada". "O embaixador equatoriano convidou a polícia britânica para entrar e ele foi imediatamente preso", afirma o post.

Já Correa, vive asilado na Bélgica, atacou o atual presidente equatoriano. "Lenín Moreno, nefasto presidente do Equador, demonstrou sua miséria humana ao mundo, entregando Julian Assange --não apenas asilado, mas também cidadão equatoriano-- à polícia britânica", escreveu em seu perfil no Twitter.

"Isto coloca em risco a vida de Assange e humilha o Equador. Dia de luto mundial", completou Correa. 

Veja a matéria completa aqui

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima