completa,

Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes completa um ano

12:08 gmnoticias 0 Comentarios

(Foto: divulgação) 
Lançada em 13 de abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha já realizou quase 5 mil rondas.
Atualmente, 233 medidas protetivas encaminhadas pela Justiça são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, que completa um ano hoje, levando mais segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. O serviço também já realizou a detenção de 21 pessoas em flagrante.

“Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema que existe em nosso país e faz vítimas diariamente. Em Mogi, a Patrulha Maria da Penha foi criada para prestar o atendimento de forma humana a estas mulheres, fazer o acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas e oferecer mais segurança para que elas possam seguir suas vidas com mais tranquilidade”, explica o prefeito Marcus Melo (PSDB).

VEJA TAMBÉM:

Guarda municipal de folga reage a tentativa de assalto, atira e atinge dois suspeitos

Cocaína, maconha, crack e lança perfume; drogas apreendidas pela Guarda Civil

Vereador de Catanduva agride médico é preso pela Guarda Municipal


Lançada em 13 de abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha já realizou quase 5 mil rondas e conta com quatro guardas municipais, que trabalham em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação conta com uma viatura exclusiva para o atendimento às mulheres.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico para garantir proteção às mulheres em situação de violência, que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha.

“Fui agredida dentro da casa de um parente por um outro familiar. Foram diversas agressões, de diversos tipos, entre socos, tapas e outros objetos que ele utilizou para bater. Toda a ajuda que viesse era bem-vinda e foi muito mais positivo do que eu imaginei. Eles (os guardas da Patrulha Maria da Penha) foram até minha casa, fizeram questionamento sobre o que aconteceu, quem era, qual era o perfil do agressor e tudo mais. E a partir daí, eles continuam a fazer um acompanhamento”, contou uma mulher atendida pela Patrulha Maria da Penha, que não pode ser identificada por questões de segurança.

Além das equipes da Patrulha Maria da Penha, 100 guardas municipais passaram por um curso ministrado por especialistas e estão capacitados para atuar em casos de violência doméstica e contra a mulher. “Para este ano, está previsto um novo curso de capacitação, para reciclagem profissional e também para formação dos novos guardas municipais recentemente contratados”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Com as rondas para o acompanhamento das medidas protetivas, a Patrulha Maria da Penha também já deteve 21 pessoas por desrespeito às determinações judiciais ou por violência.


Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima