Alunos de curso de segurança pública participam de operação conjunta com a PM

ASCOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS
Um total de 80 guardas municipais – alunos do curso de formação em segurança pública promovido em parceria entre o Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem) e Prefeitura Municipal – participou, na tarde da última sexta-feira (27) de uma operação conjunta com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Cacaueira). A ação foi simultânea e realizada em dois pontos da cidade: no distrito Industrial, no bairro do Iguape e no entorno da Central de Abastecimento do Malhado.
No Distrito Industrial, o grupo realizou abordagem a veículos e orientações à população. Segundo explicou o coordenador do curso em Ilhéus, Glauber Guirra, a operação também teve caráter preventivo e corresponde a parte prática de algumas disciplinas ministradas no curso como “ordenamento de trânsito” e “Abordagem”. Já na Central de Abastecimento, a ação teve como foco a observação do espaço público e atividades de preservação ambiental. Foram realizadas entrevistas com a população do entorno, objetivando um levantamento dos crimes ambientais mais frequentes naquela área e as principais necessidades urbanas do local.

Operação Sangue Azul - A Operação foi denominada Sangue Azul, uma referência à farda dos guardas municipais e ainda na opinião de Glauber Guirra demonstra a integração dos guardas municipais com os órgãos de segurança pública, a exemplo da Cipe-Cacaueira, e com a comunidade. “A capacitação vem sendo de extrema importância para que os guardas municipais possam atuar como agentes de segurança pública, auxiliando de maneira mais efetiva na segurança no município”.

As aulas são ministradas por técnicos do Instituto Prosem e são realizadas na Fundação Cultural e também na Cipe, onde as turmas, com cerca de 40 alunos, cada, recebem aulas teóricas e práticas. Durante a formação, que teve início no dia 14 de março e segue até o próximo dia 8, os guardas municipais terão aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, uso legal e progressivo da força, primeiros socorros, segurança patrimonial, além de participar de simulações em vias públicas, entre outras disciplinas.

A capacitação é realizada por meio de um convênio entre o governo municipal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que garantiu a liberação de recursos na ordem de R$ 680 mil, voltados para a aquisição de veículos e equipamentos, realização de diagnóstico para a formação do Plano Municipal de Segurança Pública e curso de formação de Segurança Pública para os guardas municipais. O curso está embasado na matriz curricular proposta pela Senasp e disponibilizado gratuitamente aos guardas, que recebem fardamento e material didático, além de certificado, no final do curso.

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima