Guarda municipal vence Sul-Americano de JJ


O guarda municipal Vicente de Paula, de 36 anos, do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, conquistou medalha de ouro na categoria faixa preta sênior/meio pesado (35 a 40 anos), no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Olímpico, disputado no último fim de semana, nos dias 8 e 9, em São Lourenço, Minas Gerais.

Até chegar ao primeiro lugar, Vicente lutou com o atleta Cezar Napoli, da equipe Gracie Barra, do Paraná, e venceu por três pontos e duas vantagens. Já na final Vicente ganhou por duas vantagens de Germano Correia, da Kito Ryu.

“A luta de faixa preta sempre é difícil e muitas vezes vence quem erra menos. A última partida, que valeu a medalha de ouro, foi muito dura. Queria vencer e conquistei a vitória nos detalhes”, afirma o GM.



A vitória no Campeonato Sul-Americano garantiu ao atleta uma vaga no Campeonato Mundial, que será disputado no ano que vem, também em São Lourenço. Nesse ano, Vicente também conquistou os títulos de Campeão Brasileiro 2011 de Jiu-Jitsu, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico e foi Campeão da Copa Ex-Combat 2011. Vicente é atleta de Jiu-Jitsu há dezenove anos.


Atletas de Projeto Social da GM-Rio também se destacam


A vitória do GM Vicente foi dupla neste campeonato. Além de ter conquistado uma medalha de ouro, após uma partida muito difícil, Vicente, que é o professor do Projeto de Judô e Jiu-Jitsu Educacional, realizado pela GM-Rio em parceria com o Exército Brasileiro, viu seus alunos conquistarem 36 medalhas (19 de ouro, oito de prata e nove de bronze). Com as conquistas do GM e dos alunos, a equipe da GM-Rio terminou o campeonato em segundo lugar no ranking geral.



A vitória teve um gostinho de superação. Os alunos do Projeto da GM-Rio que participaram do evento são oriundos de comunidades carentes do Complexo da Maré e têm aulas de Jiu-Jitsu com o GM Vicente todas às terças e quintas no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército Brasileiro.

“Para mim, o segundo lugar teve gosto de primeiro. Os alunos superaram muitas dificuldades para chegar até aqui”, conta com emoção o GM Vicente.



Criado há dez anos pela GM-Rio, o projeto Judô e Jiu-Jitsu Educacional tem como objetivos estimular a prática esportiva e a integração social de estudantes da Rede Municipal de Ensino.


tatame.com

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima