Guardas Municipais de São Bernardo lançam livro sobre segurança

Publicação traz o histórico da violência e criminalidade no Brasil e cita nova política para cidade 

A segurança pública é um tema cada vez mais recorrente em discussões regionais e nacionais na busca dos problemas e soluções para o combate e prevenção da violência. Pensando em desbravar esse universo, propor novos caminhos e levar o leitor a refletir sobre os novos paradigmas do setor, os GCMs (Guardas Civis Municipal) de São Bernardo Oséias Francisco da Silva e Antônio José Burato lançaram, pela editora Scortecci, o livro Segurança Pública como Projeto Socioeducacional.

Em 96 páginas, o leitor é convidado a conhecer o histórico da violência e da criminalidade no Brasil, a enxergar as novas perspectivas das políticas públicas de segurança e principalmente a entender o papel da GCM como agentes de segurança popular, cidadã, comunitária e educativa. “O livro é uma forma de apresentar conceitos e propor novos caminhos para o debate da segurança pública”, esclareceu Silva.

Após falar sobre o assunto no âmbito nacional, ao final da publicação, os autores fazem um recorte e citam a nova política para o setor implantada em São Bernardo, como bom modelo a ser seguido.

“Exemplos como a descentralização da GCM e de uma guarda comunitária e preventiva precisam ser conhecidos e replicados”, destacou Silva. Por agradecimento, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, escreveu o texto de contracapa da publicação. Em poucas palavras, ele destaca as mudanças conceituais da guarda a partir do momento em que a própria corporação entrou em greve. De acordo com o dirigente, foi a partir daí que todo o efetivo se preparou para dar mais segurança à comunidade. 


fonte: abcd maior

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima