Guarda Municipal de Ilhéus atua em remoção de invasão em área publica



Uma grande operação foi comandada pela Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira (23) na zona sul de Ilhéus. A ação visou a retirada de um barracão na Rua 7, do bairro Jardim Atlântico, na rodovia Ilhéus/Olivença, situado entre a via pública e área da Marinha, em frente à praia. A operação envolveu agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar e foi executada por agentes do setor de Fiscalização de Postura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A ação foi motivada após denúncia realizada há 15 dias à secretaria de Desenvolvimento Urbano, que esteve no local e constatou que se tratava de uma invasão em área pública. No local havia sido construído um “barracão”, que ainda de acordo com a denúncia, vinha sendo utilizado como moradia e como sede de uma escola de ‘Kitesurfe’ e ‘Skatemotor’. Também foi registrado na denúncia que local servia ainda para promover festas com emissão sonora acima do permitido, consumo de bebidas e perturbação da ordem pública.

Segundo explicou o titular da pasta, o secretário Gerson Marques, fiscais da secretaria já haviam realizado a demolição de outro “barracão”, construído em área particular e que também pertencia ao mesmo proprietário. Após a constatação da denúncia, o proprietário do “barracão” foi notificado recebendo o prazo previsto no Código de Postura do Município de até 10 dias para deixar o local.

De acordo com o técnico da secretaria, Júlio Gomes durante a entrega da notificação o proprietário do espaço manifestou verbalmente que não deixaria o local, como de fato aconteceu no período da retirada de boa parte dos materiais que faziam parte da estrutura do barracão. Os demais materiais, de uso pessoal e para a prática esportiva, foram deixados no local, porém com prazo de serem retirados pelo dono até o fim desta semana. “Caso não ocorra, todo material será apreendido e levado para a sede da secretaria”, explicou.

Nesta mesma ação, os ficais da secretaria efetuaram ainda a retirada de estrutura irregular de banheiros também construída em área de marinha, assim como de cercas vivas e de madeira, que incorporavam o que é de área da união a dois terrenos particulares. “Essa prática irregular vinha sendo utilizada como forma de privatizar o espaço público, dificultando o acesso da população à praia, que é uma área pública”. A ação contou com o apoio de um caminhão, onde foram colocados todos os materiais, como cercas e folhas de compensados.

A denúncia, ainda de acordo com o secretário Gerson Marques, é o principal instrumento para auxiliar o trabalho de fiscalização do uso irregular do espaço público. “A fiscalização conta com uma equipe de vinte homens, cuja atuação abrange tanto edificações em áreas públicas ou particulares”. Para denúncias e obter maiores informações sobre o trabalho da Fiscalização de Postura do município o telefone é             (73) 3231-2618      

 A Guarda Civil Municipal de Ilhéus atuou com um efetivo de 05 GCM'S.

ASCOM

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima