PORTE DE ARMA POR 24 HORAS PARA A GUARDA DE SÃO BERNARDO


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deve conseguir ainda este ano autorização da PF (Polícia Federal) para porte de arma fora do horário de serviço.

A expectativa é do comandante Benedito Mariano, que enviará hoje à PF uma cópia da lei que criou a Secretaria de Segurança Urbana e a Corregedoria Geral da GCM.

A existência da corregedoria - órgão independente, que investiga as infrações cometidas pela corporação - é uma das exigência da PF para autorizar o porte de arma por 24 horas. Além disso, a cidade deve ter mais de 500 mil habitantes. Santo André é a única do ABCD a atender os dois requisitos e já tem a permissão.

“O convênio entre Prefeitura e PF foi firmado em março. Já enviamos toda a documentação necessária. Só faltava mesmo a cópia da lei. Por isso, conto com a agilidade na liberação”, diz o comandante. A lei foi aprovada pela Câmara na semana passada.

Benedito Mariano é o futuro secretário da nova pasta, a partir de 1º de janeiro. A Corregedoria Geral funcionará a partir da mesma data. Mas, segundo o comandante, isso não influencia a autorização da PF para o uso de armas. “A comprovação de que criamos o órgão é suficiente.”

O uso de arma pelos integrantes das GCMs mesmo fora do expediente é permitido desde 2003, quando entrou em vigor o estatuto nacional do desarmamento. “A autorização reconhece a importância e a responsabilidade das guardas”, sustenta.

Postagens Relacionadas

Um comentário:

  1. Com certeza as guardas municipais de todo o brasil vem realizando um belo trabalho em suas respectivas comunidades.
    Os gms são profissionais que gostam do que fazem e fariam muito mais, tendo todo o respaldo necessario garantido por lei.
    O que estão esperando para aprovarem logo a pec.534/02.

    ResponderExcluir

Anterior Página inicial Proxima