Novo centro administrativo de Ilhéus é ilegal diz Fami

Para os presidentes de associações de moradores e sindicalistas, a proposta da prefeitura de transferir os conselhos e secretarias para o Distrito Industrial é proibida pelo Plano Diretor Municipal Participativo.

Segundo o presidente da Fami, Marcos Lessa, a lei 055/06 prevê que sejam instaladas apenas indústrias no local para onde o município quer levar parte dos serviços públicos. “Além disso, muitos serviços ofertados vão ficar em locais muito mais distantes”.

Lessa afirma que o entendimento dele é similar ao dos integrantes do Conselho das Cidades e representantes das duas entidades vão debater, na terça, 30, o assunto em audiência com o prefeito Newton Lima... continui lendo

O município pretende instalar o novo centro administrativo nos galpões da antiga Bitway Computadores, na rodovia Ilhéus/Uruçuca (foto de José Nazal).

O presidente Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, (Sindicacau) Luís Fernandes, é outro que diz que o novo Centro Administrativo Distrito Industrial é ilegal e pode até colocar em risco a vida dos usuários.

“A área é industrial. Pode ocorrer uma situação de emergência e as pessoas não estarão preparadas”. O sindicalista explica que os trabalhadores das indústrias foram treinados para deixar o local rapidamente em caso de necessidade.

Sem treinamento

“O cidadão comum não está preparado para isso no caso de uma explosão, por exemplo. O local é para instalar indústria, não serviços públicos”. Para ele, a prefeitura devia buscar, com o estado, outra grande empresa para ocupar as antigas instalações da Bitway.

“O novo centro administrativo no Distrito Industrial não vai gerar um único emprego. Vai apenas significar mais gastos. São R$ 30 mil de aluguel para o contribuinte ilheense pagar”.

Fernandes destaca que a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic) barrou uma negociação para a fábrica da Itaísa fosse usada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet), hoje construído no Banco da Vitória.

Na época, o diretor Nilton Cruz alegou que no local só poderiam ser instaladas indústrias. “Depois soube que ele mesmo, meses antes de deixar o cargo, autorizou a negociação entre a prefeitura e Bitway. Se existe uma resolução, ela deve ser cumprida”.

Outro lado

De acordo com a prefeitura, estudos preliminares mostram que a transferência de parte da administração municipal para o novo prédio vai melhorar a relação custo-benefício das despesas do município com aluguéis.

O prefeito Newton Lima anunciou a pretensão no dia 28 de outubro. Para ele, o local já possuir todas as condições para melhorar o funcionamento da máquina administrativa e com isso, a qualidade do atendimento a munícipes e visitantes.

Além de parte das secretarias e conselhos municipais, o novo centro administrativo deve abrigar um almoxarifado central para unificar as compras do governo.

O local pode ser utilizado ainda para receber os veículos apreendidos pela Secretaria de Transporte e Trânsito. A reportagem de A Região não conseguiu o novo diretor da Sudic, Ricardo Tabosa.

AREGIÃO

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima