Integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar apresenta resultados positivos

08:21 Unknown 0 Comentarios

Eliandro Figueira/ACS-PMI

O trabalho conjunto da Guarda Municipal com a Polícia Militar tem apresentado resultados positivos. Só nos últimos dias foram três casos solucionados pelas duas corporações a partir de alarmes emitidos pelo monitoramento veicular do COI (Centro de Operações e Inteligência) da GM. Em dois deles, três homens acabaram presos em flagrante.

No dia 8, a PM prendeu G.M.S., 36 e D.M.B., 33, na rua Jacob Lyra, Jardim Morada do Sol em flagrante por furto. Eles foram encontrados a partir da localização da Fiorino, branca, placas de Diadema (SP). No baú do veículo estava uma Honda CB500. A vítima ainda nem tinha conhecimento do crime.

Outros dois carros foram localizados pela PM com apoio do monitoramento. No dia 5, policias militares de Campinas apreenderam um Prisma, prata, placas de Mauá, suspeito de ser utilizado em estelionato. Os três ocupantes do carro acabaram reconhecidos e indiciados pela vítima. No mesmo dia a Polícia Militar Campineira também recuperou o Fusca, azul, placas de Indaiatuba, na estrada Serra d’Água. Ele tinha sido furtado na cidade de origem. O condutor foi preso em flagrante.

Representantes das duas corporações confirmam o sucesso da integração oficializada em 19 de outubro. Desde então, um policial por turno trabalha dentro do COI e as informações das duas forças são compartilhadas. O compartilhamento ainda abrange a Polícia Civil. O planejamento também é conjunto entre as três organizações de segurança.

Para o comandante da PM de Indaiatuba, o capitão Jesus André Alves, a cidade ganha com essa união. “Temos contato diário, seja em nível operacional ou de planejamento. Traçamos estratégias juntos. Isso contribuiu muito para a redução dos indicadores criminais. Mapeamos o município, identificamos os pontos a serem combatidos e organizamos ações. O apoio da Guarda Municipal é importante para a garantia de segurança para a população. Essa integração só tende a se fortalecer”, defende.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor-chefe Mário Sérgio Zombine concorda com o capitão. “A integração proporcionou uma comunicação rápida entre PM e GM. O relacionamento nosso é muito bom e já tivemos diversos casos resolvidos em conjunto. Isso tem auxiliado a questão da segurança como um todo e a união tem se dado não só com a Polícia Militar de Indaiatuba, mas com o batalhão de Campinas também”, acrescenta.

O coordenador do COI, o subinspetor GM Milton de Jesus Martins lembra que a integração das informações é um ponto de destaque no trabalho diário. “Todos ganhamos porque reunimos um maior número de informações. Isso proporciona ações estratégicas e colabora intensamente com trabalho do Setor de Inteligência, que está ligada também com o serviço reservado da PM e com o Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil. Além disso, o relacionamento de guardas e policiais militares é muito bom. O que ocorre atualmente é uma interação efetiva”,

O comandante da Polícia Militar reforça que a parceria tem se estendido a outros setores da sociedade. “Estamos trabalhando juntos, também, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Civil. Essa atuação abrangente e articulada dos órgãos ligados à segurança pública é de extrema importância”, destaca.

O chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania destaca que o município só tema ganhar com a iniciativa. “O trabalho integrado das forças policiais é uma realidade que buscamos desde 2009, porque sempre foi uma cobrança do prefeito. Atuando juntos conseguimos resultados mais positivos e os fatos têm demonstrado isso. Importante destacar que toda essa união tem como grande aliado o monitoramento inteligente do COI. Guardas Municipais, policiais militares e civis e todos da equipe de apoio estão de parabéns pelo empenho”, afirma.

Outro caso

Apesar de a GM receber apoio da PM em ocorrências, o contrário também ocorre. Exemplo é a localização de cinco suspeitos, em 30 de outubro de 2012, na Estrada Municipal Serra d’Água, no Recanto Campestre de Viracopos.

O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) da Guarda Municipal recebeu comunicação da Polícia Militar de um roubo a posto de gasolina e repassou para as viaturas. Os guardas que estavam na região se depararam com os policiais seguindo a CG Titan, preta, uma Hornet CB 300 e um Scort, marrom sentido Campinas e iniciou apoio. Juntos, conseguiram pegar os homens.

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima