PREFEITO DE CURITIBA VAI TRANSFORMAR GUARDA MUNICIPAL EM POLICIA MUNICIPAL COMO É EM PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO

O prefeito eleito de Cutitiba, Gustavo Fruet (PDT), apresentou propostas como a transformação da Guarda Municipal em Polícia Comunitária, com coordenação de um gabinete de gestão subordinado diretamente ao prefeito.
De acordo com a proposta de Fruet, a Guarda Municipal de Curitiba deve ser transformada na primeira Polícia Comunitária do Brasil. Esta foi uma das mudanças sugeridas durante a campanha, que envolvem ainda a reestruturação do Plano de Cargos e Salários dos agentes, na criação da Academia, do Estatuto e da Corregedoria da Guarda Municipal.

A atuação dos atuais guardas deve ser ampliada com a contratação de novos agentes - chegando a um efetivo de 1,5 mil até o final do mandato, praticamente dobrando o número de guardas. A proposta de transformação envolve o trabalho com inteligência e estratégia com o auxílio de câmeras e módulos.

A previsão apresentada por Fruet é de que sejam instaladas mil câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos de Curitiba. Estas câmeras devem fazer a segurança de casas e do comércio e auxiliar os trabalhos das policiais Civil e Militar, através da troca de informações e apoio técnico. O conteúdo deve ser gerido por uma Central de Inteligência que deve compreender todas as regionais da cidade.

As imagens devem ser utilizadas pelos módulos da Polícia Comunitária que devem ser instalados em todas as regionais, segundo o prefeito eleito. Cada uma delas contará com um prédio pequeno que servirá como base de atuação da polícia na região, além dos módulos móveis. Equipes da Polícia Comunitária devem circular pelas ruas dos bairros para complementar o trabalho de patrulhamento.


Gabinete de Gestão Integrada

As ações relativas à segurança pública serão coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada, sob comando do próprio prefeito. Segundo Fruet, todas as secretarias municipais devem ser envolvidas neste gabinete, facilitando as ações de segurança. Desta forma, o prefeito pretende fortalecer a Guarda Municipal e prevenindo ações de criminalidade.

Participação popular

Durante a campanha, Fruet ressaltou que a população deve ter grande participação na elaboração de Planos de Segurança locais e regionais. Segundo a proposta, as sugestões devem chegar através dos conselhos comunitários, que irão alertar para as necessidades e problemas e cada região. Desta forma, situações que colocam a segurança em risco, como a falta de iluminação pública, por exemplo, devem chegar de maneira mais ágil até as autoridades.

Fonte:- GCM DE TUBARÃO

Postagens Relacionadas

12 comentários:

  1. Parabéns ao povo de Curitiba. Com esse prefeito vocês terão uma segurança pública realmente de primeiro mundo. Visionário, empreendedor, ousado, inovador, são algumas características que demonstra ter Gustavo Fruet com sua ideia sobre Guarda Municipal. O crime acontece no município e ninguém melhor para prevenir ou reprimir do que pessoas que ali vivem e que são conhecedores dos problemas que lhes afligem. Este prefeito está antenado com o mundo, pois é tendência mundial a municipalização da segurança pública.

    Joel Costa
    Gestor de Segurança Pública
    joel.costa@unisul.br

    ResponderExcluir
  2. Esse deveria ser o futuro de todas as guardas do Brasil, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gestores entendam de uma vez por todas, no artigo 144, que disciplina a matéria segurança pública, que diz que a segurança pública é dever DO ESTADO, esse estado ai é o estado federativo, ou seja a nação, nas suas três esferas de poder união, estados-membros e município, o município é um ente federado e tem autonomia própria, tem o poder de polícia municipal e é dever também do município a segurança pública, através de suas GUARDAS MUNICIPAIS, e ainda se a segurança pública fosse só dever dos estados-membros, então a polícia federal estaria fora da segurança pública, pois a polícia federal pertence a união e não aos estados-membros, há e mais muitos mim interrogam, e quanto aos bens que o parágrafo oitavo da constituição fala, vou lhes dizer que o maior bem e a vida e nós protegemos a vida dos munícipes, mais alguem poderia dizer, os bens são:os mares, as praças, as ruas e os logradouros públicos, os rios, muito bem concordo, e quem utiliza os bens públicos, não é a população? sim é a populaçao e a GUADA MUNICIPAL garante o ascesso da população nas ruas, nas praias, nas praças, o seu direito de ir e vim a GUARDA MUNICIPAL esta ali nas ruas, para proteger as pessoas que utilizam os bens públicos esta é a hermenêutica correta, na minha opinião para todos os prefeitos e vereadores deveriam, distribuir uma cartilha os ensinando sobre GUARDAS MUNICIPAIS e o que é fazer segurança pública municipal.Obrigado Ademilton Santos inspetor de operações da GCM de Valença Bahia.

    ResponderExcluir
  4. aqui em passo fundo rs hoje não temos mais em breve o poder publico vai colocalo em pratica para cuidar os predios publico do municipio com aval dos governantes...do qual vai recrutar elementos da rezerva altiva das força de segurança publica..

    ResponderExcluir
  5. Em Municípios maiores, com mais de 500 mil habitantes, é possível ter uma Guarda Municipal como força de segurança pública constitucional e democrática. Mas em Municípios pequenos ela estaria fadada a virar uma força de segurança do Prefeito apenas, servindo de cabos eleitorais em épocas de campanhas ou de força de disuasão de desafetos. Ingenuidade achar que nos Municípios menores essa "Polícia Municipal" não seria servil aos interesses "dos donos da cidade" (fazendeiros, grandes empresários, coronéis, políticos perpétuos etc.)

    ResponderExcluir
  6. Mendes, Guarda Municipal de Porto Alegre22 de janeiro de 2013 às 07:33

    Senhores, não é preciso inventar nada, é só as guardas municipais cumprirem seu papel, ou seja, precipuamente a proteção dos bens públicos (parques, praças, prédios...), enfim, tudo o que está disposto constitucionalmente. Entretanto, é certo que o policiamento ostensivo é outorgado às polícias militares, por força constitucional, porém, nada obsta que o guarda municipal, em serviço, frente a uma situação de flagrante delito, efetue a prisão e conduza o meliante à àrea judiciária para lavrar o respectivo flagrante.

    ResponderExcluir
  7. Mendes, Guarda Municipal de Porto Alegre22 de janeiro de 2013 às 07:43

    Apenas complementando e comentando o teor da reportagem sobre "transformar a guarda municipal em polícia municipal". Não é necesário, pois já somos polícia, administrativa, diga-se de passagem, porém, na situação de flagrante, podemos efetuar prisões, conforme o disposto no Art. 301 do CPP " Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito."

    ResponderExcluir
  8. GUARDA MUNICIPAL NÃO É POLÍCIA, NÃO PODE ATUAR OSTENSIVAMENTE, APENAS PREVENTIVAMENTE...ESSE É PROJETO COMPLETAMENTE INCONSTITUCIONAL.
    MAS O GM PODE PRENDER EM DELITO FLAGRANTE SIM.

    olhem este link aqui(esclarece bastante sobre a área de atuação da GM): http://jus.com.br/revista/texto/17604/poder-de-policia-e-atribuicoes-das-guardas-municipais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhores, o poder de polícia é de responsabilidade do Estado, porém uma das correntes do direito afirma q esse poder é delegável.

      Na Assembléia do Paraná já concedeu esse poder a algumas guardas, dessa forma elas já atual como polícia e o nome é uma questão puramente conceitual.

      Segue o link da epoca da discussão da lei com a apiniao do então delegado chefe da civil:
      http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/06/projeto-para-dar-poder-de-policia-guarda-municipal-e-discutido-no-pr.html

      Excluir
  9. Quanta desinformação por parte desses tal "guardas"...Sem comentarios!!!

    ResponderExcluir
  10. É um absurdo a guarda municipal atuar como polícia! são desprepados e isso aumenta o abuso de autoridade! ja vi um guarda covarde agredir em publico! covarde imbecil! sou contra a policia comunitaria!

    ResponderExcluir
  11. Vc e um idiota seu anonimo vc ainda vai precisar de um guarda sev imbecil.
    Vc se acha prepaqado.????

    ResponderExcluir

Anterior Página inicial Proxima