Rede INFOSEG realiza apresentação durante CONSEMS

O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança (CONSEMS) reuniu-se entre os dias 20 a 22 de março, em Brasília. e Ilhéus-Ba ficou de fora.

18:22 Unknown 0 Comentarios


O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança (CONSEMS) reuniu-se entre os dias 20 a 22 de março, em Brasília. O evento contou com a participação de secretários de segurança pública de 120 municípios e aconteceu no auditório Tancredo Neves no Ministério da Justiça.


Reunião do CONSEMS realizada no Ministério da Justiça

O CONSEMS é um órgão consultivo e deliberativo do governo federal que atua nas políticas de segurança pública urbana. O CONSEMS foi criado em 2009, durante Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Os princípios do grupo são democracia, legalidade e direitos humanos como requisitos para definir políticas públicas de segurança em âmbito local.

O objetivo do encontro foi debater temas pertinentes à Segurança Pública em âmbito municipal, como regulamento da Guarda Municipal, financiamento da política de Segurança Pública e celebrar o acesso à Rede INFOSEG, normatizado em agosto de 2012, além de realizar a eleição da nova diretoria do CONSEMS, que atuará no comando do órgão até 2014.

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki, discursou na abertura do evento e destacou a importância da integração das informações de segurança pública. Ratificou a importância do projeto SINESP, que irá padronizar os dados estatísticos do setor de todo o país, sendo reunidos em uma plataforma única. Pela lei 12.681, os estados que deixarem de fornecer ou atualizar seus dados e informações não receberão recursos nem poderão celebrar parcerias com a União para financiamento de programas, projetos ou ações de segurança pública e do sistema prisional.

O Coordenador-Geral de Inteligência da SENASP, Dr. André Fagundes, destacou a importância da Portaria nº 048/2012, que regulamentou o acesso das Guardas Municipais, destacando que já foram celebrados 101 Convênios de Cooperação Técnica para acesso a Rede INFOSEG. Além disso, destacou os resultados alcançados após o primeiro ciclo de cadastramento.

O Coordenador da Rede INFOSEG, Armando Quadros, enfatizou a importância do acesso a informação como a principal arma na prevenção e combate ao crime. Explicou a importância do intercâmbio de informações com relação a base de dados do IPTU, destacando também as novas integrações (RENAJUD, SISME, INTERPOL) e a renovação do parque tecnológico da Rede INFOSEG nos estados, que contribuiu para a atualização dos dados estaduais.

infoseg

O evento contou com a participação de secretários de segurança pública de 120 municípios e aconteceu no auditório Tancredo Neves no Ministério da Justiça.

Infelizmente a Cidade de Ilhéus-Ba não teve representante, pois o prefeito eleito Jabes Ribeiro assim que tomou posse, tratou de extinguir a secretaria de segurança do município, um total descompromisso com a segurança publica. e desalinhamento com a SENASP E MJ.


Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima