Curso de Formação da Guarda Municipal de Ilhéus previsto para Janeiro

Foto:Clodoaldo Ribeiro 
Trinta alunos da Faculdade de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) iniciaram na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Fundação Cultural (Fundaci), localizada no centro da cidade, um curso voltado para a realização do diagnóstico da violência e da criminalidade nos municípios de Ilhéus e Itabuna. A capacitação é ministrada pelo Prosem (Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal) e será concluída na terça-feira (16) com a etapa de campo. Previsto para ser finalizado em janeiro do próximo ano, o diagnóstico embasará a elaboração do Plano Municipal de Segurança Urbana, trabalho que contará com a participação dos segmentos diretamente envolvidos, e a realização do Curso de Formação da Guarda Municipal de Ilhéus, instituição que passará a integrar, de forma mais efetiva, as forças locais de Segurança Pública... continui lendo

O diretor-presidente do Prosem, Marcos Vinícius de Oliveira Júnior, informa que a parte teórica da capacitação dos futuros pesquisadores inclui a reprodução dos padrões científicos de pesquisa mundialmente aceitos. “Durante esta primeira etapa, falamos um pouco do Prosem, enfatizando sua história e seus principais objetivos, e a capacitação propriamente dita, envolvendo a aplicação dos questionários, as formas de abordagem e a confecção dos relatórios”, explicou.

Resultado de uma parceria do Ministério da Justiça com o Município de Ilhéus, através da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, o Curso de Formação da Guarda Municipal terá 476 horas de duração e deverá ser realizado no futuro centro administrativo do governo municipal, localizado no distrito industrial. Entre outros tópicos, o curso abordará aspectos variados, como defesa pessoal, uso legal e progressivo da força, noções de Direito Penal, primeiros socorros, utilização de instrumentos de trabalho e combate à violência em geral.

Melhor - Na última quarta-feira (10), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Capitão Marcelo Barreto, se reuniu com os componentes da Guarda Municipal. Na oportunidade, o secretário abordou os principais avanços experimentados pela Guarda, detalhou alguns projetos que se encontram em fase de implementação e apresentou os titulares das recém-criadas Ouvidoria Geral e Corregedoria Geral. Após reiterar a importância da criação regular de cursos de capacitação, o aperfeiçoamento das condições técnicas e operacionais de trabalho e a utilização de instalações adequadas, Marcelo Barreto afirmou que o objetivo do governo ilheense é transformar a Guarda Municipal de Ilhéus na melhor do Estado da Bahia.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima