GOC da Guarda Municipal de Salvador em curso de resgate com cães


       

GOC em curso de resgate com cães
Presente desde a primeira edição do curso da Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil (Abresc- Brasil), a Guarda Municipal se junta a cinotécnicos do canil do Batalhão de Choque e Grupamento Aéreo da PMBA, além do Corpo de Bombeiros daqui e de diversos estados brasileiros.




Por Ascom Susprev – 17.05.2012


     Atuar de forma eficiente, com auxílio de cães bem treinados na busca por vítimas em desastres como desabamentos de imóveis, alagamentos, afogamentos, soterramentos, perdas na mata, buscas subaquáticas e deslizamentos de terra. Com essa finalidade, a Bahia promove de 21 de maio a 1º de junho de 2012, o 3º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cbresc), com carga horária de 110h, a ser realizado na 10ª GBM de Simões Filho (PMBA).  
    Participantes desde a primeira edição na Bahia, em fevereiro de 2011, a Guarda Municipal terá como aluna a GM Elaine Portela, lotada no Grupamento de Operações com Cães (GOC), e como instrutores, os GM´s Fábio Amaral, Carlos Damasceno, Osvaldo Vitório e Manoel Nascimento.
       O curso possibilita a capacitação adequada para membros dos quadros de Oficiais e Praças no emprego de cães em atividades específicas de busca, resgate e salvamento, reduzindo o nível de exposição dos homens, principalmente em ocorrências de estruturas colapsadas ou em áreas onde haja registros de escorregamento de encostas. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, ressalta que a intenção é trocar experiências e preparar seu pessoal para, numa eventual necessidade, ter pessoas capacitadas para desenvolver as ações. “Este curso faz parte das exigências da FIFA para que as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 estejam bem preparadas. Estamos atentos a isso”.
       Além da GMS, participam também cinotécnicos do Corpo de Bombeiros da PMBA, do canil do Batalhão de Choque da PMBA, do Grupamento Aéreo da PMBA, e Corpos de Bombeiros Militares do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Amapá, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo. De acordo com o coordenador do curso, capitão Allan Guanais, a intenção é formar membros do Corpo de Bombeiros e outros agentes da Segurança Pública na área da utilização de cães em desastres naturais ou desabamentos. A iniciativa do curso é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil (Abresc- Brasil).

                                            

Atenciosamente,

Lucas Pereira
Assessoria de Comunicação

Postagens Relacionadas

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Anterior Página inicial Proxima